terça-feira, 21 de abril de 2009

Pucon, vulcão Villarica


No sul do Chile encontrei um lindo vilarejo com 8 mil habitantes, localizado 227m acima do nível do mar. Os cenários deslumbrantes da região - vulcões e montanhas nevadas, dos, saltos d'água e amplos vales - são especialmente atraentes para nós, brasileiros, por serem distintos do que estamos acostumados. Pucón fica às margens do Lago Viliarrica,

Pucon está a 19 km ao norte de Pucón, na região dos Lagos, dentro do Parque Nacional Villarrica. Pode-se chegar por via aérea até a cidade de Temuco, distante 125 km, e desde de ai , dirigir-se até a bela rodovia 5 Sul até a cidade de Freire. Uma vez neste lugar se toma o desvio a Villarica e atravessando o centro da cidade, encontrará o caminho a Pucón. Dois kilometros antes de chegar a cidade esta a entrada do Parque Nacional Villarica. Os caminhos estão bem sinalizados e asfaltados, no inverno é obrigatório o uso de correntes nos pneus.

"A praia é negra."

A pouca distância do centro urbano, em região do Parque Nacional Villa Rica, esta estação dispõe de 20 pistas para a prática de esqui e snowboard, com uma excelente qualidade de neve e também de serviços e infra-estrutura. Ski Pucón é um empreendimento do importante Gran Hotel Pucón Resort & Club, desde o ano de 1990 é responsável pelas instalações escolhidas para realizar varias competições esportivas de nível internacional.

As características topográficas do vulcão são ótimas para o snowboard, com "halfpipes" naturais (canaletas na montanha, próprias para esta prática), que atraem cada vez mais adeptos do esporte à estação.

Visite a  badalada avenida O'Higgins, a maior da cidade. Ela concentra a maioria das agências especializadas em expedições de aventura e ecologia. Se estiver em outra cidade, não se preocupe. Há quiosques de turismo em toda a região que oferecem folhetos, mapas e guias sobre as opções de esporte e lazer.

"O vulcão Lanin é lindo também."

Pucón é cercado por montanhas nevadas, florestas, parque nacionais, rios, praias vulcânicas, lagos de águas transparentes (Villarrica, Caburga, Huilipilún, Panguipulli e Neltume), cachoeiras e diversos vulcões (Villarica, Lanin, Quetrupillan, Osorno, Llaima, Choshuenco e Lonquimay). Vale ressaltar que a região tem intensa atividade vulcânica, destacando-se os vulcões do complexo do Villarica e Lanín. As águas termais, também abundantes na região, são fontes provenientes do centro da terra e atingem temperaturas de até 50ºC, que misturadas à água gelada de rios ou de quedas-d'água, enchem piscinas naturais.

Cruzando a fronteira a partir de Pucón, é possível visitar as cidades argentinas como San Martín de Los Andes, localizada a 180 km de Pucón. A cidade é a porta de entrada do Parque Nacional Lanín e sede da belíssima estação de esqui de cerro Chapelco.  Junin de Los Andes, localizada a 151 km de Pucón, é o ponto de partida para a duríssima escalada de dois ou três dias até o cume do vulcão Lanín (a 3.776 metros de altitude), e San Carlos de Bariloche, a 474 km de Pucón.

As atrações mais interessantes estão fora da área urbana. Há dois parques nacionais pertinho de Pucón, ambos repletos de trilhas para os amantes do trekking: o Parque Nacional Huerquehue e o Parque Nacional Villarrica. As agências de turismo e os taxistas organizam passeios até esses lugares. Quanto ao vulcão Villarrica, em Pueón há muita informação, tanto no escritório de informação turística, quanto nas agências e junto a outros viajantes.

2 comentários:

  1. Muito bacana seu post! Eu amo o Chile! Pais maravilhoso, já conheci de Arica na 1 região até Villa Rica na 9 Região! E antes de conhecer outros paises ainda voltaria mais vezes!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. pucon é uma linda cidade, estive 1 mes por lá, no verão o numero de turistas dobra, as praias de agua doce são lindas e a areia é negra proveniente de vulcões, é um ótimo lugar pra visitar, é bem distinto do que nós brasileiros estamos acostumados , lindos vulcões com neve o ano todo, vá para lá e você não vai se arrepender

    ResponderExcluir