Santiago não é nenhuma Buenos Aires e nem Rio de Janeiro. Não é cidade festeira nos sete dias da semana e, comparada com outras capitais latinas, parece muito comportada.
Dito isso, as quintas, as sextas e os sábados são bem agitados (talvez para compensar a falta de atividade do resto da semana), e uma multidão enorme e barulhenta sai para as ruas e os bares dasáreas de vida noturna.
Elas se dividem em três zonas principais Bellavista, Providencia e Nuñoa, cada qual com clima e clientela diferentes. Não se esqueça de que em Santiago os fins de semana só ficam animados bem tarde da noite de cerca de 22 a 23 horas nos restaurantes, e da meia-noite à 1 hora nas discotecas.
Saiba também que, no Chile, a palavra inglesa nightclub significa "bordel". A prostituição é muito comum: existem pelo menos 12 bordéis muito anunciados em Santiago, e os jornais publicam páginas de anúncios de "saunas". Embora as autoridades de saúde chilenas garantam que as mulheres são examinadas por médicos todo mês, isso deve ser exagero.
Para saber quem está se apresentando na cidade, veja a seção de espetáculos (em "Recitales") no El Mercurio ou no La Tercera de sexta-feira, ou vá à Feria del Disco, na Ahumada, 286, onde são anunciadas as apresentações e vendidos os ingressos no balcão da Ticketmaster. Os excelentes grupos nacionais para ver ao vivo são os famosos Inti Illimani e Los Jaivas. Também vale a pena ver os novos, como La Floripondio, La Ley e Pozze Latina.
Batuta Jorge Washington, 52, Plaza Nuñoa, Nuñoa. Salão escuro com bar e pista de dança; nada de decoração moderna, mas um ótimo clima grunge. Apresentadores fixos e novas bandas (geralmente às sextas). É discoteca aos sábados. Não vá bem vestido. CH$ 3.000.
Boomerang Holley, 2.285, Providencia. A melhor cervejaria do Chile é de um australiano que serve bebidas de preço moderado e comida saborosa e promove festas animadas no fim de semana. Procurado por estrangeiros e chilenas jovens, é um bom lugar para beber e dançar até a madrugada.
Flannery's Irish Pub Encomenderos, 83, ao lado da Av. El Bosque Norte, Providencia. Bar irlandês com enorme clientela gringa. A comida tem preços medianos e é surpreendentemente boa. Uma das melhores cervejarias do Chile.
Las Lanzas Humberto Trucco, 25, Plaza Nuñoa, Nuñoa. Este antigo e tradicional bar-restaurante, com mesas na rua, é o lugar tradicional para beber em Nuñoa. É também bom para comer, com uma variedade de frutos do mar por preços incrivelmente baixos. As bebidas também são baratas.
Liguria Av. Providencia, 1.373, Providencia. Um dos bares mais populares e lotados de Santiago. Abre tarde; com comida excelente, é o melhor lugar para uma salada grega às 3 da manhã ou uma rodada de pisco sour. Cheio de espaço nos fundos, se as mesas na rua estiverem ocupadas.
La Maestra Vida Pío Nono, 380, Bellavista. Salsoteca pequena e lotada com clima amistoso não precisa ter vergonha de dançar salsa aí. Freguesia de todas as idades, incluindo muitos revolucionários latino-americanos idosos. Consumação: CH$ 2.500.
Nenhum comentário:
Postar um comentário