quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Chile - principais passeios e programas

Santiago do Chile: Santiago do Chile está localizada ao pé da Cordilheira dos Andes. Sua arquitetura mescla prédios modernos com construções neoclássicas e coloniais.
Entre as atrações de Santiago do Chile, estão parques, museus, igrejas históricas e uma intensa vida noturna.
Plaza das Armas: é o centro de Santiago e o marco zero do Chile, de onde se marca as distâncias de todo o país. Ao seu redor estão importantes construções históricas como a Catedral Metropolitana de Santiago do Chile, o Museu Histórico Nacional, o a prefeitura, entre outros.
Mercado Municipal: inaugurado em 1872, este pitoresco lugar foi inicialmente destinado à exposição de artistas nacionais, e depois transformado em mercado, onde pode-se encontrar produtos típicos do Chile. No local também funciona um restaurante especializado em frutos do mar.
Palácio de la Modena: construído no sec. XIII, abrigava a Real Casa da Moeda do Chile e, posteriormente se tornou a sede do governo chileno. Em frente ao Palácio, localiza-se a Praça de la Constituición, onde a cada 48 horas, realiza-se a Troca da Guarda.
Cerro Santa Lúcia: local de fundação da cidade de Santiago do Chile, no seu ponto mais alto, abriga antigas construções espanholas que simulam fortificações medievais.
Atrações do Chile
Púcon: ao pé do vulcão ativo Villarrica, Pucón oferece oferece uma excelente estrutura turística e uma natureza exuberante, ideal para a prática de esportes radicais, desde o snowboard até o rafting. Uma das maiores atrações é o balneário localizado às margens do Lago Villarrica.
Rota dos Vinhos: a região central do Chile é a maior produtora de vinhos do país. Além das belas paisagens que compõe o roteiro, é possível acompanhar a elaboração de alguns dos melhores vinhos produzidos fora da Europa, e o que é melhor, degustá-los.
Valparaíso: é o principal porto do Chile, e também o mais antigo. Durante o verão, o balneário de águas frias às margens do Pacífico fica lotado de turistas.
Viña del Mar: é o principal balneário do Chile, próximo à Valparaíso. O balneário oferece além das praias, uma excelente estrutura turística com hotéis, cassinos, bares e restaurantes.
Ilha de Páscoa: a 4.000 km da costa do Chile, é famosa pelas misteriosas estátuas de pedra (Moais), pela rica fauna e flora, e pelo cenário paradisíaco que, reza a lenda, emoldurou as aventuras de Robinson Crusoé. A Ilha de Páscoa também é conhecida por ser um dos melhores picos de surf do mundo.
Deserto do Atacama: o deserto mais árido do mundo está localizado ao norte do Chile, e se estende desde o Pacífico até os pés da Cordilheira dos Andes.
A região é pouco habitada, porém guarda muitos encantos, como o Vale da Lua, os Gêiseres del Tatio, entre outros, além de muitos fósseis conservados pela aridez do local.
Patagônia Chilena: uma das regiões mais austrais do planeta, a Patagônia guarda inúmeros encantos naturais e uma fauna única. Para saber mais detalhes, clique em Patagônia, no menu ao lado, e conheça um pouco mais sobre este destino fascinante.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Terremoto em Santiago do Chile


O forte terremoto que atingiu o Chile em 2010 ocorreu na convergência das placas de Nazca e a Sul-Americana. As duas placas ficam mais próximas cerca de 80 milímetros por ano e o terremoto de ontem foi produzido pelo atrito das placas, quando parte da placa de Nazca teve uma “fratura”, ou um atrito, com a Sul-Americana, de acordo com explicação do Instituto de Sismologia dos Estados Unidos.

A costa chilena tem um histórico longo de terremotos devido ao fato de estar em uma área logo acima do contato entre as duas placas. O instituto americano calcula 13 terremotos de mais de sete graus na escala Richter desde 1973.

O terremoto desse sábado ocorreu a cerca de 230 km ao norte do tremor mais forte já registrado, que foi de 9,5 graus na escala Richter e ocorreu em 1960. Outro grande terremoto, que aconteceu a cerca de 870 km ao norte do abalo de ontem marcou 8,5 graus na escala Richter em novembro de 1922.

O instituto americano alertou que muitas réplicas – abalos que se seguem a um grande terremoto – devem ainda atingir o Chile.

No dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus atingiu o centro-sul do Chile, sendo o maior tremor no país desde 1960. Conforme o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros abaixo do nível do mar, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros de Santiago, capital do Chile, e a 91 quilômetros de Concepción, segunda cidade mais populosa do país. Em seguida, outros tremores foram registrados – de magnitudes que variaram entre 5,2 e 6,9 graus na escala Richter. O terremoto desencadeou um tsunami, que provocou ondas que invadiram até 300 metros de terra firme.


Saiba as principais atrações da vida noturna de Santiago de Chile

Santiago não é nenhuma Buenos Aires e nem Rio de Janeiro. Não é cidade festeira nos sete dias da semana e, comparada com outras capitais latinas, parece muito comportada.

Dito isso, as quintas, as sextas e os sábados são bem agitados (talvez para compensar a falta de atividade do resto da semana), e uma multidão enorme e barulhenta sai para as ruas e os bares dasáreas de vida noturna.

Elas se dividem em três zonas principais Bellavista, Providencia e Nuñoa, cada qual com clima e clientela diferentes. Não se esqueça de que em Santiago os fins de semana só ficam animados bem tarde da noite de cerca de 22 a 23 horas nos restaurantes, e da meia-noite à 1 hora nas discotecas.

Saiba também que, no Chile, a palavra inglesa nightclub significa "bordel". A prostituição é muito comum: existem pelo menos 12 bordéis muito anunciados em Santiago, e os jornais publicam páginas de anúncios de "saunas". Embora as autoridades de saúde chilenas garantam que as mulheres são examinadas por médicos todo mês, isso deve ser exagero.

Para saber quem está se apresentando na cidade, veja a seção de espetáculos (em "Recitales") no El Mercurio ou no La Tercera de sexta-feira, ou vá à Feria del Disco, na Ahumada, 286, onde são anunciadas as apresentações e vendidos os ingressos no balcão da Ticketmaster. Os excelentes grupos nacionais para ver ao vivo são os famosos Inti Illimani e Los Jaivas. Também vale a pena ver os novos, como La Floripondio, La Ley e Pozze Latina.

Batuta Jorge Washington, 52, Plaza Nuñoa, Nuñoa. Salão escuro com bar e pista de dança; nada de decoração moderna, mas um ótimo clima grunge. Apresentadores fixos e novas bandas (geralmente às sextas). É discoteca aos sábados. Não vá bem vestido. CH$ 3.000.

Boomerang Holley, 2.285, Providencia. A melhor cervejaria do Chile é de um australiano que serve bebidas de preço moderado e comida saborosa e promove festas animadas no fim de semana. Procurado por estrangeiros e chilenas jovens, é um bom lugar para beber e dançar até a madrugada.

Flannery's Irish Pub Encomenderos, 83, ao lado da Av. El Bosque Norte, Providencia. Bar irlandês com enorme clientela gringa. A comida tem preços medianos e é surpreendentemente boa. Uma das melhores cervejarias do Chile.

Las Lanzas Humberto Trucco, 25, Plaza Nuñoa, Nuñoa. Este antigo e tradicional bar-restaurante, com mesas na rua, é o lugar tradicional para beber em Nuñoa. É também bom para comer, com uma variedade de frutos do mar por preços incrivelmente baixos. As bebidas também são baratas.

Liguria Av. Providencia, 1.373, Providencia. Um dos bares mais populares e lotados de Santiago. Abre tarde; com comida excelente, é o melhor lugar para uma salada grega às 3 da manhã ou uma rodada de pisco sour. Cheio de espaço nos fundos, se as mesas na rua estiverem ocupadas.

La Maestra Vida Pío Nono, 380, Bellavista. Salsoteca pequena e lotada com clima amistoso não precisa ter vergonha de dançar salsa aí. Freguesia de todas as idades, incluindo muitos revolucionários latino-americanos idosos. Consumação: CH$ 2.500.

Santiago foi fundada em 1541 por Pedro Valdívia

antiago foi fundada em 1541 pelo conquistador espanhol Pedro Valdívia e chegou a sua independência em 1818 se tornando capital da nação.Santiago possui muitas atrações como o Museu de História Natural com coleções pré-colombianas, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Solidariedade de Salvador Allende com criações contemporâneas de diversos artistas do mundo.

Mas seu maior tesouro está nos parques e suas paisagens maravilhosas próximo à Cordilheira dos Andes.Um dos lugares próximos a Santiago é O Monumento Natural de El Morado.

Pizzaria Tiramisu

No último dia, jantamos na Pizzaria Tiramisu http://www.tiramisu.cl/ , um lugar maravilhoso, bem localizado, aconhegante mas muito caro.
Pedimos uma pizza Patrícia, muito boa, mas repito, o preço de comidas e bebidas neste local é salgado.
Outro detalhes, a cidade praticamente fecha as 21h, incrível, tudo fecha, é a famosa órdem pregada e propagada pelos chilenos.

Mercado Central Municipal de Santiago - Chile

Conhecer o Mercado Municipal de Santiago é algo imperdível, a começar pela beleza do local, portanto, no último dia, fomos é claro, almoçar no Mercado Municipal. Um construção de ferro, assinada pelo mesmo arquiteto que projetou a Torre Eiffel. E fomos ao Donde Augusto, um restaurante que toma conta de mais da metade de todo o mercado. Fomos atendidos pelo próprio Augusto (figuraça) que vendo que somos brasileiros, recomendou ao garçom Mário que nos atendesse (Mário morou em Porto Seguro, fala português super bem),
Comemos um Salmão delicioso, que valeu a pena mesmo !













segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aluguel de carro em Santiago - Chile






Chegando ao aeroporto de Santiago, logo apos o desembarque, me deparei com dezenas de pessoas com placas, oferecendo aluguel de carros, foi quando conheci o Marcelo Izzy, ele me ofereceu um belo Toyota Yaris, excelente carro, belo desempenho, economico, bonito, etc..
Paguei U$ 240,00 por 4 dias de aluguel, incluindo os seguros, pedagios e GPS.
Para nao dizer que foi tudo perfeito nesse sentido, o carro nao tem ar condicionado, com isso, passamos dificuldades no primeiro dia, ja que estava um forte calor, isso complicou o meio de campo, mas tudo bem.


Churrasco - Carne - Parilla em Santiago

Seguindo uma preciosa dica que recebi do Sr. Marcelo Izzy, que foi quem me locou o carro, por sinal um belo Toyota sobre o qual escreverei em outro post, estive no restaurante LOS BUENOS MUCHACHOS www.losbuenosmuchachos.cl posso assegurar que vale a pena, comida muito boa, cobram o justo, sem ganancia.
O ambiente ajuda bastante, musica ao vivo, teloes, no banheiros um detalhe especial, no masculino, belas fotos de garotas em trajes intimos, no feminino, fotos de rapazes.

domingo, 7 de novembro de 2010

Visita a Vinícula Concha e Toro

Acordei bem cedo, tomei um belo café da manha em Viña del Mar e voltei para Santiago, no caminho decidimos (minha esposa e eu) conhecermos a Vinícula Concha & Toro.
No caminho, entramos no Supermercado Jumbo (vale a pena a visita) uma variedade fantástica, muitas coisas bonitas e baratas.
Chegando na Vinícula, pagamos R$ 25,00 por pessoa, e assistimos um vídeo de 5 minutos, logo após fomos convidados a assistir uma palestra com o guia, tudo muito rápidinho, bem breve mesmo, conhecemos o subterraneo, onde eles guardam o Casileiro del Diablo, experimentamos apenas 2 copos de vinho, achei que a visita é muito fraquinha.
Em 2008 eu estive aqui e visitei a Vinícula Tarapacá, essa sim, vale a pena, é melhor em todos os sentidos.

sábado, 6 de novembro de 2010

Vina del Mar - Vinha del Mar - dicas

Cheguei a esta bela cidade, eu e minha esposa Luciana. Viemos pela estrada que por sinal é muito boa, uma belíssima vista, claro que muito cheia até porque hoje é sexta-feira e todos vinham para cá.
Cheguei por Valparaizo, uma cidade muito estranha, passei por uma feira onde os produtos eram espostos no chao e o cheiro também nao era nada agradável.
Chegando a bela Viña del Mar, vim para o hotel Marina Del Rey, o qual recomendo a todos, principalmente pelo baixo custo.
Almocei no Armandita, belíssima carne argentina, comemos um belo bife de chorizo com papa frita e salada, mas o muuuito caro, nao vale a pena.
A noite, fomos na Diego Pizza, lugar razoável, barato, uma garconete muito gente boa, Maritza.
Tomamos um belo vinho tinto, Casas Patronales e comemos um talharin Alfredo.
O computador do hotel nao tem o til (só no N)